Chegou o final do dia e bateu aquele desconforto no estômago? Ou aquela sensação de inchaço? Já percebeu que isso acontece depois da refeições? Mas porque?
Em parte, essa sensação de inchaço pode estar relacionada com a má digestão de alimentos, com intolerância alimentar ou em casos mais graves, infecções provocadas por bactérias e parasitas. No artigo de hoje, vamos ver o que promove a sensação de inchaço no estômago e como podemos tratar desse problema.
Possíveis causas do “estufamento”
Umas das razões mais conhecidas para o estômago inchado é o excesso de gases, resultante de maus hábitos alimentares, falta de exercício físico e combinações de alimentos difíceis de digerir (repolho, brócolis, feijão e batata). O excesso de gases pode provocar mal estar geral, além de distensão abdominal.
E o nome prisão de ventre? Você já deve ter ouvido falar ou tido. Ocorre quando as fezes ficam no intestino, obstruindo a saída dos gases. Em ambos os casos, alterar a alimentação, pode ser a solução.
Intolerância alimentar
Extremamente incômoda e em alguns casos, perigosa, a intolerância surge devido a alergia a um alimento específico. O organismo tem dificuldade em digerir tal alimento, provocando dores abdominais, náuseas e excesso de gases. Neste caso, uma visita a um gastroenterologista pode ser importante, já que o consumo do alimento pode provocar sintomas ainda mais graves no paciente. Provavelmente, o recomendado será a retirada do alimento da sua dieta.
Infecções intestinais
As infecções podem ser provocadas por parasitas e resultam em sintomas gastrointestinais como vômitos, diarréia, náuseas e estômago inchado. As infecções por bactérias e vermes, podem causar desconfortos intestinais, incluindo a sensação de inchaço no estômago. Mas é importante estar atento: há casos de infecções provocados por bactérias mais fortes. Portanto, se você sentir azia constante, tiver perda de apetite e gases intestinais em excesso, procure um gastroenterologista para fazer os exames e o tratamento adequado.
Dispepsia
Já ouviu falar em Dispepsia? É o nome que se dá a digestão lenta e difícil dos alimentos, acarretando em muitos desconfortos intestinais. E por vezes, pode se relacionar com o consumo de alimentos que irritam o estômago, como o café, refrigerantes e comidas temperadas ou picantes.
Situações emocionais como o estresse, ansiedade ou até depressão, e o uso de medicamentos como anti-inflamatórios e ibuprofeno, também podem provocar dispepsia. Mudar os hábitos alimentares é o indicado para aliviar os sintomas, e o recomendado é consumir alimentos mais leves e nutritivos, como frutas, legumes e carnes magras.
Câncer de estômago
Por último e não menos importante, o câncer de estômago pode ser uma das causas mais graves a provocar a sensação de estômago inchado e outros sintomas:
- Diminuição do apetite;
- Perda de peso sem causa aparente;
- Náuseas;
- Fraqueza e vômitos;
- Sensação do estômago inchado, principalmente após as refeições.
O tratamento é feito com quimioterapia ou radioterapia e, dependendo da gravidade, tamanho e localização do tumor, pode ser necessário realizar cirurgia e adotar hábitos saudáveis para diminuir a progressão da doença.
Conte com a Equipe Hospital Campos Elísios
O Hospital Campos Elísios conta com profissionais na área da gastroenterologista, que podem ajudar a identificar as causas e tratar esse incômodo. Fale com nossos atendentes através dos números (85) 3371.4830 | (85) 3371.6993 e agende sua consulta.