Câncer de Próstata: fique atento aos sinais

Escrito por Hospital Campos Elísios | outubro/ 2019

Assim como o câncer de mama é perigoso para as mulheres,. Foram cerca de 68.220 novos casos em 2018, de acordo com o INCA (Instituto Nacional do Câncer).

Esse tipo de câncer já é a segunda maior doença entre homens. São 66,12 casos novos a cada 100 mil homens. Ele é caracterizado por um tumor desenvolvido na próstata (local onde é produzido e armazenado o fluido seminal), acarretando diversos problemas ao portador.

Ele acabou se tornando o mais comum em homens acima de 50 anos, além de ser a segunda causa de morte por câncer em homens no Brasil, com mais de 14 mil óbitos.

Pela alta taxa de mortalidade, novembro foi o mês escolhido para as campanhas de combate e prevenção ao câncer de próstata, que acabou ficando conhecido como Novembro Azul.

Por se tratar de uma doença tão grave, porque poucos homens se preocupam em fazer a prevenção contra ela? No artigo de hoje, vamos conhecer mais sobre o câncer de próstata e a importância de fazer os exames de prevenção.

consulta com medico

Fique atento a esses sinais:

A maioria dos cânceres de próstata só são diagnosticados depois de muito tempo, por quase não apresentarem sintomas. Portanto, se você tem mais de 50 anos, é bom ficar atento aos sinais:

  • Dificuldade para urinar;
  • Sangue na urina;
  • Dor nas costas e na pélvis;
  • Necessidade de urinar várias vezes ao dia;
  • Sangramento pela uretra.
  • Fatores de risco
  • Incidência maior de câncer em homens negros (sem causa confirmada), os exames de prevenção começam a partir dos 40 anos;
  • Histórico familiar (avô, bisavô ou pai) acima de 60 anos, homens acima de 50 anos;
  • Obesidade e sobrepeso.

Exames

Existem dois tipos de exames que podem comprovar esse tipo de câncer:

Exame de toque retal – quando o médico, a partir do toque, consegue sentir o tamanho da próstata
Exame de PSA – exame de sangue que mede os níveis de uma determinada proteína que é produzida pela próstata. Níveis altos significam câncer.

Tratamento

O tratamento correto vai depender do tamanho do tumor e idade do paciente. Cerca de 95% dos tumores são malignos (câncer Adenocarcinomas), por isso os exames de prevenção são tão importantes. Existem vários tipos de tratamento. Dependendo do câncer, uma ou mais modalidades podem ser aplicadas durante o tratamento. A principal delas é a cirurgia, que também pode ser aplicada com a radioterapia ou com o hormonoterapia e uso de medicamentos.

pessoa tomando medicamento

Importância da prevenção

As chances para a cura do câncer de próstata são de até 90% se o diagnóstico for precoce. Mas pela falta de informações, o exame, principalmente o de toque, pode gerar medo e preconceito nos pacientes, mas não deixe que isso o impeça de cuidar da sua saúde.

Manter uma dieta rica em legumes, frutas, verduras e cereais, juntamente com a prática diária de exercícios físicos, diminuem o risco de desenvolver esse câncer.

novembro azul

 

Conte com a Equipe Hospital Campos Elísios

O Hospital Campos Elísios conta com especialistas na área de Urologia prontos para te atender.

Fale com nossos atendentes através dos números 85 3371.4830 | 85 3371.6993 e agende sua consulta.