Ardências e dores ao urinar, o que pode ser?

Escrito por Hospital Campos Elísios | maio/ 2019

Você tem sentido dores ou ardências na hora de urinar? A micção dolorosa, ou ardor ao urinar, pode pegar qualquer pessoa desprevenida. São sintomas muito comuns em mulheres, mas afetam também homens e podem ocorrer em qualquer idade. A ardência e a dor ao urinar podem indicar várias doenças, a mais conhecida é a infecção urinária, mas também são sinais de vulvovaginites, cálculos renais, doenças da próstata, epididimite, irritação no canal da urina (uretra), entre outras coisas.

O processo de micção requer múltiplos órgãos – os rins filtram a urina, os ureteres transportam-na do rim para a bexiga, onde ela é armazenada, e finalmente a uretra retira a urina da bexiga e a expulsa do corpo.

É por isso que problemas com qualquer parte do trato urinário podem resultar em dor ao urinar. É um processo que mexe bastante com o corpo. É importante reconhecer esses sintomas variados de dor ao urinar e buscar falar com seu médico para obter tratamento e alívio adequados.]

Sinais de alerta

A micção dolorosa pode ocorrer em conjunto com outros sintomas. É preciso ficar alerta. Nas pessoas que têm dor ou queimação ao urinar, certos sintomas e características são causa de preocupação:

  • Febre
  • Dor nas costas e dor no flanco
  • Episódios repetidos (incluindo infecções frequentes na infância)
  • Uma anormalidade conhecida do trato urinário

Esses sinais de alerta indicam a urgência de procurar atendimento médico.

Tratamento

Como vimos, a dor ou ardência ao urinar é um sintoma que pode ser consequência de diferentes tipos de doença. Dessa forma, a melhor forma de aliviar as dores é buscando entender a causa e tratando-a. Procure um médico para que ele possa fazer o diagnóstico.

Seja qual for a causa, ela deve ser tratada sob orientação médica. No Hospital Campos Elísios, temos profissionais especialistas em Urologia para te ajudar. Estamos perto de você, na Av. IX, 315 – Jereissati II, Maracanaú. Para agendamentos de exames e consultas, ligue para (85) 3371.4830 | (85) 33716993.