A diabetes é uma patologia crônica e debilitante, com graves complicações e consequências para quem não a mantém sob controle. Ela é causada pela má ou até falta de absorção de insulina, hormônio que faz aproveitamento da glicose.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes, cerca de 13 milhões de brasileiros vivem com a doença atualmente, representando 6,9% da população nacional.
Em 2025, este número deverá atingir 300 milhões de pessoas. No Brasil, cerca de 10 milhões de pessoas têm diabetes e metade delas desconhece sua condição. Dia 14 de novembro, é o Dia Mundial do Diabetes, e é uma data para nos conscientizarmos sobre a gravidade dessa doença, como nos prevenir e a importância de fazer o tratamento correto.
Diabetes: doença silenciosa
Os primeiros sinais da diabetes podem acabar ficando em último lugar na nossa lista de preocupações com a correria do dia a dia.
Sintomas como cansaço e fraqueza, aumento do apetite, muita sede mas boca seca, são sinais que facilmente podem ser ignorados por nós ao longo dos dias. Por isso, fique atento, pois a diabetes se manifesta de formas diferentes e em tipos diferentes.
Diabetes tipo 1
Hereditária, essa variação apresenta entre 5 e 10% da população com a doença. Geralmente pode ser controlado com alimentação correta e exercícios regulares. Em outros casos, é necessário administrar insulina diariamente para regular a glicose no sangue.
Sintomas
- fome frequente;
- sede constante;
- vontade de urinar várias vezes ao dia;
- perda de peso;
- fadiga.
Diabetes tipo 2
Ocorre quando o corpo não absorve completamente a insulina (hormônio que quebra as moléculas de açúcar – glicose). Está relacionada diretamente com pessoas com sobrepeso, obesidade, hipertensão.
Sintomas:
- Fome frequente;
- Sede constante;
- Infecções no rim e bexiga, infecção urinária;
- Feridas que demoram a cicatrizar;
- Formigamento nos pés e nas mãos.
Fatores de risco
Atente-se também para os fatores de risco! Mesmo pessoas que não tem histórico da patologia na família, deve estar com a saúde sempre em dias. veja alguns fatores para estar atento:
- Apneia do sono;
- Ovários policísticos;
- Sobrepeso;
- Colesterol alto;
- Pressão alta;
- Parentes próximos com diabetes (pai, irmão);
- Doenças renais crônicas;
- Estresse emocional;
- Pessoa acima de 40 anos (diabetes tipo 2)
E Diabetes Gestacional?
Ocorre no período de gestação e muitas vezes é causado pelo excesso de peso da mãe adquirido durante a gravidez.
Tratamento
O tratamento para pessoas diagnosticadas com diabetes vai depender do tipo da doença. Para pessoas com diabetes tipo 1, é necessário doses diárias de insulina e às vezes, tomar medicação de acordo com o caso.
Para o tipo 2, é necessário identificar o grau de necessidade de cada paciente para indicar a medicação correta. Como o tipo 2 vem, na maioria das vezes, acompanhada de outras doenças como hipertensão, obesidade e sedentarismo, é fundamental o acompanhamento médico para tratar de todos esses problemas.
Mas afinal, como prevenir a Diabetes?
Não tem outra solução, para evitar a doença é necessário adquirir hábitos saudáveis, como alimentação equilibrada e praticar de atividades físicas. Além disso, outros hábitos também contribuem na prevenção da diabetes:
- Reduzir consumo de sal, açúcar e frituras;
- Parar de fumar;
- Praticar exercícios físicos regularmente;
- Comer diariamente frutas, legumes e verduras.
Quem possui parentes próximos com a diabetes, deve ficar mais atento e realizar um ou mais dos seguintes exames para confirmar as chances de desenvolver a doença:
– Exame de glicemia em jejum
– Teste de glicemia capilar
– Teste de tolerância a lactose (TOTG)
Conte com a Equipe Hospital Campos Elísios
O clínico geral pode fazer a avaliação dos seus exames, e o endocrinologista, médico especialista para tratar da diabetes, faz o acompanhamento e tratamento. O Hospital Campos Elísios conta com especialistas em ambas as áreas prontos para te atender. Fale com nossos atendentes através dos números 85 3371.4830 | 85 3371.6993 e agende sua consulta.