Ouvido entupido, o que pode ser?

Escrito por Hospital Campos Elísios | agosto/ 2019

Quando viajamos de avião, damos um mergulho ou até mesmo subimos uma serra, podemos ter a sensação de que nossos ouvidos estão entupidos. Nesses casos, a sensação pode desaparecer em alguns minutos.

Mas quando o ouvido entupido surge sem causa aparente, ou vem acompanhado de outros sintomas, como dor de cabeça, vertigens, coceira intensa e febre, indica que o problema pode estar sendo causado por infecção.

Causas
São vários os motivos que podem levar à impressão de que estamos com os ouvidos entupidos, por isso listamos as principais causas abaixo:

1.Infecção de ouvido
Entre as causas mais comuns está a infecção de ouvido, conhecida como otite. Neste caso, a sensação de ouvido tampado é causado pelo inflamamento no canal auditivo, dificultando a passagem de som até o ouvido interno.

 

2. Excesso de cera
Outra causa comum para a sensação de ouvido tampado é a produção em excesso de cera. Apesar de ser uma substância saudável e que ajuda a proteger o ouvido de sujeiras externas, produzida em grandes quantidades, a cera também pode dificultar a passagem de som.

3. Labirintite
Razoavelmente comum, a labirintite também é uma das causas do ouvido tampado, mas neste caso ela provoca tonturas intensas, e pode vir acompanhada de outros sintomas como zumbidos no ouvido, perda de equilíbrio e diminuição temporária da audição.

4. Síndrome de Ménière
Esta síndrome afeta o ouvido interno e entre os sintomas estão a sensação de ouvido entupido, tonturas, zumbidos constantes e até perda de audição. A síndrome não tem causa específica, e afeta pessoas de 20 a 50 anos de idade.

5. Odontológicas
Problemas relacionados à boca também podem causar a impressão de ouvido entupido. Esse é o caso do bruxismo, doença caracterizada pelo ranger dos dentes de forma involuntária.

Cuidados simples mas importantes!
O próprio canal auditivo produz uma substância chamada cerume (cera) que é responsável pela limpeza interna do ouvido. Por isso, a forma adequada de limpar o ouvido é somente na parte externa, chamado de pavilhão auditivo. Você pode realizar a limpeza em casa, passando a ponta da toalha em toda essa região ou até mesmo o cotonete. Mas atenção! Passe o cotonete somente na área externa do ouvido, porque eles podem remover demais o cerume que protege o canal auditivo ou empurrar o cerume para dentro.

É importante lembrar que o uso de medicamentos sem prescrição médica não é indicado, e nem o uso de hastes ou qualquer objeto que possa ser introduzido no ouvido. O ideal é sempre procurar um especialista.

O que é e o que faz um Otorrinolaringologista?

Todos os problemas citados acima, geralmente requerem uma consulta ao otorrino, médico especializado em otorrinolaringologia e responsável pelo diagnóstico de doenças no ouvido, nariz, faringe, laringe, cabeça e pescoço.

Dentre as funções que este médico avalia estão a respiração, audição, deglutição, voz e saúde das cordas vocais. Ele também é especialista em doenças relacionadas ao equilíbrio, como a labirintite, e doenças relacionadas ao sono, como a apneia.

Equipe do Hospital Campos Elísios

Caso você esteja passando por um desses incômodos e queira se consultar com um especialista, o Hospital Campos Elísios está pronto para lhe receber. Ele conta com uma equipe de profissionais especializados na área, prontos para te atender e te auxiliar no melhor tratamento.

Fale com nossos atendentes na Central de Atendimento através dos números 85 3371.4830 | 85 3371.6993 e agende sua consulta.