LEPTOSPIROSE – O perigo pode estar próximo em época de chuva

Escrito por Hospital Campos Elísios | abril/ 2019

Com o aumento da quantidade de chuva nos primeiros meses do ano a infecção pela LEPTOSPIROSE cresce consideravelmente no Estado do Ceará. A LEPTOSPIROSE é uma infecção aguda, que é transmitida pelo contágio com a urina de diferentes animais infectados ou pelo contato com água que contenha a bactéria do gênero Leptospira. O número de casos cresce na estação das chuvas, por causa das inundações e enchentes, que fazem com que se tenha mais contato com água que pode estar contaminada.

Pensando no seu bem estar e na sua saúde, preparamos um artigo onde iremos te ajudar a ficar por dentro de tudo, sobre esta doença.

Tudo o que você precisa saber sobre a Leptospirose

A leptospirose é uma doença infecciosa e comum em toda parte do mundo, principalmente em lugares com predominância do clima tropical e fica ainda pior, quando não se tem os devidos cuidados com o saneamento básico, onde ratos de esgoto, fazem do ambiente ‘seu lar’ e acabam sendo os principais responsáveis por espalhar a doença através da urina.

Além dos ratos, os animais domésticos, como cães e gatos, podem ser tornar vítimas e consequentemente proliferadores da doença. Em caso de desastres naturais ou enchentes, a doença também pode ser espalhada através de lama de escombros ou enxurradas.

Como acontece a infecção?

A bactéria penetra no corpo através de arranhões ou ferimentos. O contato direto com terrenos baldios, esgotos, lagoas e rios também podem ser meios propícios de ser infectado com a doença.

Quais são os sintomas?

  • FEBRE
  • PELE E MUCOSAS AMARELADAS
  • DORES DE CABEÇA
  • NÁUSEAS E VÔMITOS

Como se prevenir?

HIGIENE:

Evite contato com lamas e utilize luvas na hora de recolher seu lixo. Dica: a água sanitária mata a bactéria e é um método eficaz comprovado pela Sociedade Brasileira de Infectologia, podendo ser usada em limpeza de reservatórios de água, locais onde os animais são criados e em residências após inundações.

EVITE OS ROEDORES:

Utilize armadilhas para roedores! Sempre separe e recolha devidamente seu lixo, pois é o destino certo dos roedores. Não deixe seu quintal com acúmulos de entulhos, isso pode fazer com que vire um lar para eles. Conserve caixas d’água, ralos e vasos sanitários bem fechados, pois pode ocorrer de um roedor urinar em tal local. Limpe os recipientes de água, comida de seu animal e retire as sobras.

Estou doente! E agora como posso me tratar?

Nada de cuidados caseiros! Leptospirose é uma doença séria e pode levar a consequências graves! Procure com urgência atendimento médico aqui no Hospital Campos Elísios, contamos com um time de profissionais prontos para tratar sua saúde!
Estamos pertinho de você, na Av. IX, 315 – Jereissati II, Maracanaú. Para agendamentos de exames e consultas, ligue para (85) 3371.4830 | (85) 33716993.