Entenda o que é a lesão por esforço repetitivo

Escrito por Hospital Campos Elísios | julho/ 2019

A Lesão por Esforço Repetitivo, também conhecida por sua sigla LER é utilizada para definir toda e qualquer lesão causada pela repetição excessiva de alguns movimentos como sentar com má postura, fazer crochê e digitar com os pulsos em posição incorreta.

Esses movimentos repetitivos acabam sobrecarregando o sistema musculoesquelético, e em excesso, afetam músculos, nervos e tendões. Provocando, assim, dor, inflamação e podendo alterar a capacidade funcional da região comprometida.

Sintomas

Em geral, o primeiro sintoma da LER é a dor. Ela aparece como um incômodo para realizar determinadas tarefas com o membro afetado. Outros sintomas que costumam aparecer além da dor são o formigamento, a dormência, a insensibilidade ou a falta de força para segurar objetos. A LER atinge, com mais frequência os membros superiores.

Em estágios mais avançados da Lesão por Esforço Repetitivo, as inflamações podem se tornar um processo degenerativo que afetam nervos e vasos sanguíneos de maneira prejudicial. Em alguns casos, a dor pode se tornar insuportável e tarefas rotineiras como escovar os dentes e amarrar os sapatos tornam-se impraticáveis.

É importante destacar que, na maioria das vezes, esses sintomas estão relacionados com uma atividade inadequada não só dos membros superiores, mas de todo o corpo, que se ressente, por exemplo, se houver compressão mecânica de uma estrutura anatômica, ou se a pessoa ficar sentada diante do computador ou tocando piano por oito, dez horas seguidas.

Diagnóstico

O Diagnóstico de LER é basicamente clínico e deve ser feito por um médico. É preciso avaliar qual a causa das dores, para entender como tratar.

Prevenção

Existem algumas atitudes que você pode tomar, que vão ajudar a evitar e prevenir a LER, são elas:

  • Ao usar computador ou notebook use uma cadeira que se ajuste à mesa de forma que ela se ajuste a você
  • Sempre que usar o computador, ou estiver estudando em uma mesa, mantenha os pés apoiados no chão
  • Regule o tempo que você passa no celular
  • Beba água regularmente ao longo do dia
  • Procure manter as costas eretas, apoiadas em um encosto confortável e os ombros relaxados enquanto estiver trabalhando sentado
  • Cuide para que seus punhos não estejam dobrados enquanto digita
  • A cada hora, pelo menos, levante-se, ande um pouco e faça alongamentos

Tratamento

Nas crises fortes de dor, em geral, o tratamento inclui o uso de anti-inflamatórios e repouso das estruturas musculoesqueléticas comprometidas. Nas fases mais avançadas da síndrome, a aplicação de corticoides na área da lesão ou por via oral, fisioterapia e intervenção cirúrgica são recursos terapêuticos que devem ser considerados.

Conte com a equipe do Hospital Campos Elísios

Se você sentir algum dos sintomas citados acima, procure atendimento médico para diagnosticar as causas e receber o tratamento mais adequado. No Hospital Campos Elísios, temos uma equipe especializada pronta para te atender. Não perca tempo, marque agora mesmo sua consulta (85) 3371.4830 | (85) 33716993. Estamos perto de você, na Av. IX, 315 – Jereissati II, Maracanaú.