Endometriose: o que é e como diagnosticar?

Escrito por Hospital Campos Elísios | junho/ 2019

A endometriose é uma doença que se caracteriza pela presença do endométrio (tecido que reveste o interior do útero) fora da cavidade uterina, ou seja, em outros órgãos da pelve, como ovários, bexiga, trompas e intestinos.

Todos os meses o endométrio fica mais espesso, para que um óvulo fecundado possa se implantar nele. Se no fim do ciclo feminino não há gravidez, boa parte do endométrio descama e acaba sendo expelida na menstruação, em situações regulares. Porém, o que acontece com quem tem endometriose é que na hora de expelir, uma parte desse sangue migra no sentido oposto e cai na cavidade abdominal ou nos ovários causando a lesão endométrica.

A endometriose é um problema comum. Às vezes, ela pode ocorrer em gerações seguintes de uma mesma família. Embora, normalmente, a endometriose seja diagnosticada entre 25 e 35 anos, a doença provavelmente começa já alguns meses após o início da primeira menstruação.

Sinais e Sintomas

Entre os sintomas mais comuns estão:

  • Cólicas menstruais intensas
  • Dor pré-menstrual
  • Dor durante as relações sexuais
  • Dificuldade para engravidar
  • Sangramento menstrual intenso ou irregular
  • Dor e sangramento intestinais e urinários durante a menstruação.

Tratamento

A endometriose é uma doença crônica que regride naturalmente com a menopausa, em razão da queda dos hormônios femininos.

Para mulheres mais jovens é preciso entender que não existe uma cura para endometriose, mas que é possível combater os focos dela e reduzir os impactos sentidos pelos sintomas.

Anticoncepcionais que interrompem a ação do estrogênio são frequentemente prescritos. A atividade física também pode ser benéfica porque libera substâncias que aliviam a dor.

Em casos de lesões maiores causadas pela endometriose, os médicos podem indicar a cirurgia, que ocorre por meio de uma incisão no umbigo, chamada videolaparoscopia. Em situações muito específicas, opta-se pela retirada do útero – procedimento chamado de histerectomia.

Diagnóstico

Diante da suspeita de endometriose o exame clínico ginecológico é o primeiro passo para o diagnóstico. Depois serão feitos alguns exames laboratoriais e de imagem. Conte com o Hospital Campos Elísios para o diagnóstico da endometriose e na realização de exames. Somos especialistas em cuidar da sua saúde.
Fale com nossos atendentes na Central de Atendimento através dos números 85 3371.4830 | 85 3371.6993 e agende sua consulta!