Doença do beijo: como identificar e tratar

Escrito por Hospital Campos Elísios | fevereiro/ 2020

Com a chegada do carnaval, é comum o contato com mais pessoas, e em certos casos, podemos contrair algumas doenças em decorrência disso. Esse é o caso da mononucleose, ou mais popularmente conhecida como doença do beijo. No artigo de hoje, vamos conhecer mais sobre essa infecção e como se prevenir dela, principalmente no período das comemorações carnavalescas.

O que é a Mononucleose?

É uma infecção da família da herpes, causada pelo vírus Epstein-Barr (VEB), sendo mais comum entre jovens de 15 a 25 anos. O contato oral (beijo)  é o principal modo de transmissão dessa doença, por meio das secreções orais, mas ela também pode acontecer, mais raramente, através de relações sexuais  e transfusão de sangue. O vírus da mononucleose pode passar entre 30 a 45 dias incubado até que os primeiros sintomas apareçam.

Sintomas

Na maior parte dos casos, a mononucleose é assintomática, ou seja, não apresenta sintomas. Entretanto, quando esses se manifestam, costumam ser os seguintes:

 

  • Inchaço dos gânglios linfáticos;
  • Dor de garganta e tosse;
  • Febre;
  • Inflamação do fígado;
  • Perda de apetite;
  • Hipertrofia do baço.

 

É importante saber que mesmo após o tratamento, o vírus continua presente, em pequenas quantidades, na saliva do portador, assim, a transmissão ainda é possível por um ano ou mais.

Diagnóstico

Apesar de não ser extremamente prejudicial para saúde, o diagnóstico da mononucleose pode ser difícil, já que os sintomas são facilmente confundidos com os de outras doenças.

Há raros casos onde o vírus pode atingir órgãos do corpo como a pleura, o pâncreas e o coração, e situações mais extremas onde ocorre a ruptura do baço devido ao aumento deste durante a fase mais aguda da infecção.

Tratamento

 

O tratamento é bem simples, como o de uma virose, ou seja, não há medicamento específico. O recomendado é sempre procurar o médico para que ele possa identificar a doença. Além disso, recomenda-se beber muita água e ter repouso durante o tratamento. Evite contato íntimo com outras pessoas enquanto estiver com a doença e adote hábitos básicos de higiene no decorrer do dia, como lavar bem as mãos.

Conte com a Equipe Hospital Campos Elísios

O Hospital Campos Elísios conta com profissionais que estão prontos para te ajudar a tratar da sua saúde. Fale com nossos atendentes através dos números (85) 3371.4830 | (85) 3371.6993 e agende sua consulta.